Analisadores de Textura no Desenvolvimento de Petiscos Saudáveis para Crianças

Crianças Saudáveis

Com o problema da obesidade infantil cada vez mais frequente nos noticiários, muitos pais estão com uma perspectiva crítica sobre as dietas de seus filhos, dando maior atenção a fatores como gordura e teor de açúcar na escolha de biscoitos, cereais matinais, lanches, salgadinhos e refeições prontas em geral.

Mas enquanto muitos pais tentam ajudar seus filhos a escolher alimentos mais saudáveis entre as refeições, eles tendem a fazê-lo com um foco em minimizar o negativo (gordura e açúcares), mas ignoram a oportunidade de aumentar o positivo (proteínas, fibras e outros nutrientes).

A principal preocupação é que a maioria dos petiscos destinados a atrair as crianças tende a oferecer uma abundância de carboidratos, gorduras e açúcar e ficando aquém na entrega de vitaminas, minerais e fibras. Na melhor das hipóteses em termos de negócios, esta é uma oportunidade perdida na área de nutrição infantil.

Para muitos pais, a razão para dar um petisco às crianças é para evitar a sua fome até a hora da refeição principal. Devido à maioria dos alimentos na hora do lanche oferecer muito pouco em termos de proteínas e fibras, eles não são capazes de entregar os efeitos de saciedade desejados, levando as crianças a solicitarem petiscos adicionais para mantê-los até a próxima refeição.

A chave para moderar as calorias dos petiscos das crianças está no desenvolvimento de snacks de apelo aos jovens e que tragam a saciedade ao mesmo tempo. Isto pode ser conseguido através do aumento da densidade de nutrientes, ou, em outras palavras, a relação entre nutrientes essenciais e calorias. Em geral, é bem aceito que as nossas dietas são cada vez mais ricas em energia (calorias), mas pobres em nutrientes. Certamente, quando se tratam de alimentos do tipo snack, poucos foram concebidos para oferecer uma densidade de nutrientes às crianças sob a forma de proteínas e fibras.

Ambos os componentes necessários tanto para a saúde quanto para o crescimento das crianças também podem contribuir para uma sensação de saciedade. A oferta de petiscos que proporcionam maior saciedade por meio de maiores teores de proteínas e fibras pode ajudar a reduzir o consumo global de energia, gerando um impacto significativo na redução de calorias na dieta das crianças. Numerosos estudos confirmam que a proteína é mais saciante do que os hidratos de carbono ou gordura, tornando-se um elemento-chave nos esforços de manutenção de peso e perda de peso.

Poucas pessoas, em qualquer idade, obtêm o máximo de fibras recomendadas em sua dieta diária. A proteína vegetal pode ser a melhor escolha para melhorar os petiscos, oferecendo as vantagens adicionais de ser de menor custo para o consumidor final e de causar menor impacto ambiental em comparação com as proteínas de base animal.

Analisador de TexturaComo fonte de proteínas e fibras, a soja pode ser o principal candidato para substituir as colarias dos petiscos convencionais. Para começar, a proteína de soja é a única fonte completa de proteínas vegetais amplamente disponível, e fornece os aminoácidos essenciais em quantidades apropriadas para apoiar o crescimento e desenvolvimento. É pobre em gordura saturada, não acrescenta nenhum colesterol, é isenta de lactose e pode ser enquadrada dentro de uma dieta vegetariana. Muitos produtos contendo proteína de soja também podem ser fortificados com nutrientes como fibras, vitamina D, cálcio e potássio.

A maioria de nós não considera o quanto que os nossos próprios filhos dependem dos petiscos para se sentirem satisfeitos. Muitas crianças exageram no consumo de alimentos diários porque muitas das calorias consumidas entregam poucas substâncias nutritivas.

O desenvolvimento de opções de snacks com mais proteínas e fibras pode ajudar as crianças a atingir as suas metas nutricionais diárias, ao mesmo tempo em que proporciona a paz de espírito para os pais. Constituindo em benefícios adicionais para a saúde digestiva e cardiovascular, a incorporação de proteínas e a fibras em petiscos infantis é uma ótima maneira de apoiar o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças.

A demanda aquecida para o consumo de barras de cereal ao invés dos petiscos convencionais, particularmente nos EUA e no Reino Unido, levou ao desenvolvimento de métodos para avaliar tais produtos. A expectativa de um consumidor ao abrir uma barra de cereal é que a barra seja constituída por uma peça sólida intacta. Uma barra que quebra durante o transporte ou armazenamento acaba resultando em uma impressão de inferioridade do produto, podendo afetar seriamente a repetição da compra. É aqui que o Analisador de Textura TA.XT Plus entra como um forte aliado da qualidade de seus produtos. Equipado com o dispositivo Three Point Bending (código HDP/3PB, em destaque acima), você pode determinar a resistência à ruptura de barras de cereais dentre outros produtos alimentícios. O equipamento mensura a força necessária para quebrar a amostra, revelando o exato grau de sua dureza.

Analisador de TexturaOs fabricantes de barras de cereais podem também utilizar o Analisador de Textura TA.XT Plus em conjunto com o dispositivo de 5 lâminas Kramer Shear Cell (código HDP/KS5, em destaque ao lado), o qual efetua um teste de “múltiplo corte” para emular a força de mordida que um consumidor experimentaria ao consumir o produto. O uso de múltiplas lâminas em vez de lâminas individuais cria um efeito de média durante o teste de uma amostra com características físicas heterogêneas como as barras de cereais, por exemplo.

Para assegurar o sucesso de um produto, sua empresa precisa garantir um sabor no mínimo interessante. E a adição de componentes mais saudáveis na formulação muitas vezes representa uma ameaça ao sabor ou à textura original de seu produto. Mas uma vez que você domina as variáveis de mensuração e controle, é possível garantir a textura e a consistência e, com isso, manter a fidelidade dos consumidores à sua marca. E é exatamente aqui que o Analisador de Textura torna-se o empregado perfeito para os objetivos da sua empresa.

Para maiores informações sobre o Analisador de Textura TA.XT Plus ou sobre os dispositivos Three Point Bending e Kramer Shear Cell, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail: contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s