Analisador de Textura no Estudo da Fraturabilidade de Tortillas Chips

Objetivo: Estudo da Fraturabilidade de Tortillas Chips.

Equipamento: Analisador de Textura TA.XT Plus da Stable Micro Systems.

Acessório: Crisp Fracture Rig (código HDP/CFS, conforme figura ao lado, salientando que a foto é meramente ilustrativa, onde a amostra em destaque pertence a um outro tipo de produto), probe esférico (código P/0.25s), célula de carga de 25 kg e Heavy Duty Platform (código HDP/90).

Preparação das Amostras: Retire as amostras imediatamente antes do ensaio e selecione as unidades com maior uniformidade (isto é, amostras mais parecidas dentro do possível em termos de tamanho e formato).

Teste de Preparação: Posicione a Plataforma Heavy Duty acima da base do analisador de textura, de forma que o probe esférico, quando for abaixado em direção à base da plataforma, passe centralmente através do suporte da tortilha. Depois, posicione a amostra centralmente sobre o suporte da tortilha e comece o ensaio.

Curvas típicas:Analisador de Textura

A curva acima foi produzida pelo Software Exponent (fornecido com o equipamento) ao receber os dados enviados pelo Analisador de Textura TA.XT Plus a partir do teste de um pedaço triangular de tortilha logo após a remoção do pacote em um lote com 12 amostras.

Observações: a ruptura inicial da amostra é indicada pelo primeiro pico de força. Em seguida, é possível observar uma série de fraturas menores. Apesar da falta de uniformidade no perfil das fraturas devido à forma irregular das amostras, ainda é possível estabelecer uma repetibilidade nos valores de força máxima. Quanto maior este valor, maior dificuldade a amostra apresenta para ser rompida.

Notas:

    • A distância na ruptura é uma indicação de fraturabilidade da amostra, valor que também pode ser de interesse do pesquisador. Quanto mais baixo for o pico do gráfico, mais facilmente o produto é fraturado.
    • A funcionalidade Break Detect pode ser ativada de modo a minimizar o tempo de teste. Se o principal evento de fratura ocorre a uma distância menor do que pré-definido nas configurações de TA settings do software Exponent (fornecido com o Analisador de Textura TA.XT Plus), o evento serve para detectar essa fratura e posicionar o probe para a posição de início, independentemente da distância pré-definida.
    • Este estudo de aplicação foi concebido para uma amostra específica e, por isso, deve-se notar que qualquer desvio da amostra em termos de tamanho, forma, formulação, etc., pode causar grandes diferenças ou mesmo exigir um método diferente de ensaio.

Para maiores informações sobre este teste ou sobre o Analisador de Textura TA.XT Plus, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail: contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário