Texturômetro na Análise do Queijo Ralado

Texturômetro

Seja como um ingrediente principal em um molho ou como cobertura em uma pizza, o queijo é um ingrediente versátil, capaz de assumir uma variedade de papéis funcionais. Porém, é sabido que os queijos podem ser afetados por condições ambientais variáveis, gerando um efeito adverso sobre sua fragmentação, sendo também influenciado por fatores como gordura, umidade, teor de sal, pH e maturidade. Da mesma forma, a maneira como o queijo é manipulado e processado influencia o quão bem ele tritura e, portanto, influencia na qualidade esperada de um produto ralado.

O queijo ralado para venda no varejo tem constituído um negócio de rápido crescimento em toda a Europa, uma vez que a necessidade de conveniência e variedade continua a dominar esse mercado. Consequentemente, o queijo que tem sido oferecido historicamente apenas em forma de bloco, deve agora ser capaz de resistir à trituração intensa, transferência de produto e embalagem sem entupir o maquinário das fábricas.

TexturômetroA análise de textura ajuda as empresas de lácteos a avaliar as propriedades mecânicas que influenciarão não somente o sabor do produto, mas também todo o processamento. Para tanto, a Stable Micro Systems desenvolveu o Cheese Grating Rig (código A/GR, em destaque ao lado).

Trata-se de um dispositivo especialmente projetado para testar a fatiabilidade e a fragmentação de queijos, consistindo em um kit com faces perfuradas intercambiáveis e um bloco de suporte de amostras. O dispositivo é utilizado em conjunto com o exturômetro TA.XT Plus que, excepcionalmente neste caso, deve ser utilizado em uma posição horizontal para assegurar uma aplicação constante de força sobre o queijo. Esta configuração exige o posicionamento de um peso acima da amostra, permitindo que o produto mantenha contato constante com a superfície da plataforma da grelha para uma mensuração consistente. Resulta também na vantagem da execução de testes repetidos ao longo de vários ciclos sem a necessidade de recarga.

O equipamento é adaptável, com a apresentação de dois tipos de superfície de grade e uma lâmina de mandolin para a medição da fatiabilidade. Isso garante condições de teste realistas e fornece informações valiosas sobre a qualidade, sobre o desempenho e sobre como o queijo é melhor processado.

As curvas abaixo foram produzidas pelo Software Exponent (fornecido com o equipamento) ao receber os dados enviados pelo Texturômetro TA.XT Plus ao comparar as forças necessárias para ralar dois tipos de queijos Cheshire (branco e brancos suave).
TexturômetroO Cheese Grating Rig permite aos fabricantes testarem muitos tipos de queijo, ensaios cujos resultados podem ajudar a orientar os planos de pesquisa e desenvolvimento, otimizar parâmetros de processamento e facilitar o controle da qualidade.

Além de avaliar o queijo como um produto final em laticínios, o Cheese Grating Rig também pode ser utilizado em ambientes de processamento de alimentos para garantir que ele possa suportar a manipulação em alta velocidade em aplicações como pizzas, pratos prontos, molhos e snacks. Pela primeira vez, os fabricantes de laticínios podem, de forma científica, mensurar a fatiabilidade e a fragmentação de seus queijos, permitindo que aperfeiçoem suas receitas, processos de produção e embalagens.

Clique no vídeo logo abaixo para ver o Cheese Grating Rig em ação:

A Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes Texturômetros projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Texturômetro TA.HD Plus, o qual é recomendado para forças de até 750kg (conheça mais a nossa linha de equipamentos em nosso website).

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os Texturômetros da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s