Analisador de Textura na Indústria de Produtos para Cabelos

Analisador de Textura

O cabelo e a pele ficam sujos devido ao seu contato com o ambiente circundante e com o sebo secretado pelo couro cabeludo. E isso resulta em uma sensação de incômodo e descuido, além da aparência nada atraente para as pessoas ao redor. Mas se por um lado a desejável lavagem do cabelo com shampoo promove a limpeza da sujeira e do sebo, por outro também deixa ele embaraçado e pouco manipulável. Depois de seco, o cabelo costuma ficar áspero, sem brilho e encaracolado devido à remoção dos óleos naturais durante o processo de lavagem.

Uma variedade de abordagens foi desenvolvida para aliviar esses problemas da fase pós-shampoo. Uma abordagem é a aplicação de shampoos que tentam limpar e condicionar o cabelo em um único produto.

A fim de proporcionar os benefícios do condicionamento do cabelo em uma base de shampoo para limpeza, uma ampla variedade de ativos de condicionamento foi proposta. No entanto, a inclusão de níveis ativos de agentes condicionantes nos xampus pode resultar em problemas de reologia e estabilidade, criando o comprometimento da limpeza, dos perfis de espuma e dos efeitos de pesagem.

A invenção apresentada num pedido de patente feito pela Proctor & Gamble recentemente refere-se ao método de limpeza e tratamento de cabelos com uma composição de higiene pessoal que contém uma combinação de (a) ativos anti-caspa, e (b) ativos condicionantes selecionados incluindo ésteres de poliol insaturados que sofreram metátese, poliésteres de sacarose, ésteres de ácidos graxos com um peso molecular de 1500 ou superior. Estes ativos condicionantes são utilizados numa forma de pré-emulsão com um tamanho de partícula de cerca de 20 nanômetros a 20 mícrons, numa concretização de cerca de 0,1-15 μm para melhorar significativamente os benefícios de estabilidade e condicionamento do cabelo de composições de tratamento capilar, assim como o volume de cabelo beneficia sem afetar negativamente a deposição do ativo anti-caspa no couro cabeludo.

Os consumidores podem desejar todo o esplendor do cabelo, o qual está associado com a característica de volume. Sem estar limitado pela teoria, um dos mecanismos pelos quais o volume do cabelo é alcançado é através do aumento da fibra capilar ao atrito da fibra. No entanto, se esta fricção for muito alta, a compatibilidade pode ser afetada negativamente. Por conseguinte, a presente invenção proporciona tanto o benefício do volume quanto uma boa compatibilidade.

O método de fricção entre fibras imita o movimento de esfregar o cabelo entre o polegar e o dedo indicador para cima e para baixo. O método avalia a interação de cabelo para cabelo em mechas secas, determinando a fricção estática do cabelo, a qual constitui um componente-chave do volume. As mechas consistem em fibras moderadamente descoloradas de cabelo caucasiano, pesando 4g e tendo um comprimento de 8 polegadas em uma configuração de rabo de cavalo. As mechas são tratadas com xampu como descrito acima (seção b) e secos em temperatura ambiente durante 24 horas. Um Analisador de Textura TA.XT Plus é então utilizado para a avaliação.

A mecha, após ser penteada 5 vezes para remover os emaranhados, é prensada entre duas placas com superfícies de substrato de pele de poliuretano (skin flex paint, fornecida por Burman Industries) sob pressão de 40psi. As placas se movem para cima e para baixo com uma velocidade de 10 mm/s e uma distância de 200 mm entre cada ciclo (durante 5 ciclos). Cada uma das forças de pico para os 5 ciclos constituem médias para calcular a Soma de Pico que representa a fricção estática do cabelo. A força estática correlaciona-se com o volume de cabelo do consumidor. Portanto, quanto maior a força estática maior o volume do cabelo. A mensuração é repetida para cada mecha de cabelo.

Clique aqui para ler mais em Inglês…

Enquanto isso, a L’Oreal recentemente requereu uma patente que usa seu Analisador de Textura TA.XT Plus para uma de suas novas “composições de estilo de cabelo que compreendem polímeros de látex e dispersões de cera”.

Analisador de Textura

Hair Combing Rig da Stable Micro Systems: projetado para mensurar a propriedade da penteabilidade.

Na área de cuidados com os cabelos, os produtos para salões de beleza que contêm um ou mais polímeros podem ser usados para transmitir forma ou estilo ao cabelo e/ou para ajudar a manter um estilo de cabelo particular. Os objetivos de muitas composições de penteado incluem manter ou fixar o cabelo em uma forma particular, diminuir ou aumentar o volume e alisar o cabelo para diminuir ou eliminar a aparência de ondulado.

No entanto, o tipo e/ou as quantidades desses polímeros podem representar um desafio na otimização dos benefícios que podem ser obtidos a partir dos próprios polímeros. Desta maneira, existe ainda a necessidade de melhorar a forma como ingredientes tais como polímeros, resinas e óleos podem ser formulados em várias formas galênicas e, otimizando os benefícios derivados destes ingredientes e, ao mesmo tempo, melhorando o desempenho de outras substâncias.

Os inconvenientes associados aos produtos atuais para hair styling estão muitas vezes associados à sua composição pegajosa ou que resultam em uma película com uma sensação pegajosa. Ou ainda porque são utilizados para terem uma configuração dura e/ou “quebradiça” (ou seja, a película é dura e frágil, resultando em uma sensação de trituração quando o cabelo é tocado), efeito que é indesejável para a maioria dos consumidores. O Analisador de Textura foi utilizado com um dispositivo de flexão em balanço para quantificar a força de deformação de uma mecha e a alteração percentual na força máxima da flexão do cabelo antes e depois de “trituração” da mecha.

Clique aqui para ler mais em Inglês…

Certifique-se de seu novo produto para cabelos vá direto para o topo de sua categoria. Desenvolver e comercializar o seu produto é um verdadeiro desafio em um mercado ultracompetitivo como é o de cuidado com os cabelos hoje em dia. Mas com a experiência da Stable Micro Systems e a possibilidades proporcionadas pelo Analisador de Textura TA.XT Plus em sua equipe, este é um desafio que você pode enfrentar com confiança.

Para ver uma lista completa de aplicações, assistir vídeos e saber mais sobre nós, clique aqui

TexturometroA Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes Analisadores de Textura projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Analisador de Textura TA.HD Plus (o primeiro equipamento da esquerda para a direita, com duas colunas na imagem logo acima), o qual é recomendado para forças de até 750kg.

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os Analisadores de Textura da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s