O Uso dos Analisadores de Textura na Indústria de Cuidados com as Unhas (parte 1)

A aparência física está mais importante do que nunca na era do selfie e da abundância de smartphones com câmeras fotográficas em cada reunião social. Isso sem mencionar os exigentes padrões de beleza definidos por revistas e outdoors altamente “photoshopados”, referências físicas que as pessoas comuns sentem que precisam conquistar.

Não é nenhuma surpresa que os cosméticos estão mais populares do que nunca, com um crescimento de mercado global estimado em US$ 675 bilhões até 2020.

Este crescimento vem com mudanças constantes nas regulamentações de mercado, incluindo registros de novos produtos e restrições de ingredientes – manter o controle é uma tarefa assustadora para grandes e pequenas marcas.

Uma grande parte deste mercado é ocupada por produtos para unhas, os quais vieram de um longo histórico desde a sua origem na antiga Babilônia. Graças à artista de maquiagem Michelle Menard, inspirada pelas novas inovações na pintura de automóveis em 1920, não precisamos mais embelezar os dedos com henna, claras de ovo ou gelatina. Em vez disso, temos um acesso generalizado a uma enorme variedade de esmaltes, primes, selantes, géis, sprays, tips (pontas para alongamento), moldes e unhas postiças.

E vamos aos números que comprovam essa explosão de consumo. A porcentagem de mulheres nos Estados Unidos que pintam as unhas, no mínimo, uma vez por semana, é de 64% segundo o Instituto Gallup. O crescimento das vendas do produto em 2011 foi de 59%, segundo o diário WWD (comparado ao crescimento de 8% no setor de batons, o número fica ainda mais impressionante). E US$ 8,51 bilhões foram gastos apenas em salões de beleza em 2015.

Em um estudo no mesmo ano, os profissionais de unhas foram questionados sobre seus maiores desafios. O maior desafio comercial votado foi “conquista e retenção de clientes”. E o desafio técnico número um foi ocupado por “permanecer atualizado com tendências e novos produtos”. O primeiro desafio baseia-se na alta qualidade do produto e o segundo em garantir que as inovações estejam de acordo com o padrão esperado das marcas.

Por que a indústria desse mercado cresce tão rapidamente?

Há uma série de fatores poderosos. Muitas pessoas tornaram-se técnicas em unhas na esperança de uma obter uma segunda renda em uma economia difícil. As mídias sociais também tem encorajado essa tendência, conforme o compartilhamento de fotos de unhas pintadas e decoradas tornou-se extremamente popular na Internet.

Talvez o mais importante, no entanto, seja o fato do cuidado com as unhas não estar mais restrito ao simples cuidado com a aparência. Se destacar na multidão agora é primordial na era das mídias sociais, com uma riqueza de diversas cores, efeitos e opções excitantes. Existe até a possibilidade de criar um projeto artístico em um adesivo de unha ou de ter uma imagem impressa diretamente sobre suas unhas usando uma impressora diferente da laserjet tradicional. Todo esse crescimento é impulsionado por estes novos produtos de tecnologia de unhas, mais significativamente o esmalte em gel, o qual tem feito um enorme sucesso em salões de beleza e caiu no gosto dos consumidores.

Os salões de beleza são atraídos por uma aplicação rápida e fácil e os consumidores por excelente durabilidade de até quatro semanas, o que não é possível com esmalte comum. A tendência até agora tem empurrado os consumidores para salões de beleza ou para comprar suas próprias lâmpadas de definição UV para uso doméstico. Mas os esmaltes em gel que não requerem uma lâmpada UV estão se tornando disponíveis no mercado, oferecendo uma boa harmonização entre os serviços com esmalte em gel e o esmalte tradicional dos salões, durando cerca de sete dias.

Mercado em mutação

Para acompanhar este mercado altamente competitivo em frenética mutação, os fabricantes de produtos para unhas estão procurando maneiras confiáveis de quantificar as propriedades de seus novos produtos para acompanhar a explosão de novas tendências, comparando-as com os antigos produtos populares ou simplesmente mantendo a qualidade da marca consistente para se manter dentro da competição.

A qualidade do produto e o apelo ao consumidor passam pelo seu teste crítico ao irem para o mercado. A aparência é de extrema importância, assim como a durabilidade, a facilidade de aplicação e textura. Essas propriedades devem ser analisadas com precisão e consistência pelos fabricantes de produtos para unhas, estudando simultaneamente a formulação e os métodos de fabricação otimizados para obter os melhores resultados, mantendo os custos dos ingredientes e da fabricação nos níveis mais baixos possíveis.

Mas alguns consumidores estão preocupados com a presença de solventes agressivos em suas unhas e de que forma isso pode estar causando danos à sua saúde. Outros se preocupam com os efeitos sobre o meio ambiente. Tudo isso ao mesmo tempo em que procuram por produtos de qualidade superior e em uníssono com as últimas tendências.

Agora algumas empresas estão olhando para os esmaltes à base de água. Sem acetona e solventes similares para transportar polímeros pesados e evaporar rapidamente por um tempo de secagem rápido, a alta qualidade é um desafio ainda maior do que antes. Tais características tem sido levadas em consideração pelas marcas do tipo premium, tais como The Body Shop e Zoya, as quais tem produzido esmaltes na cor natural da unha com uma proposta de promover uma mensagem de saúde através do uso de ingredientes naturais.

Os desafios dos ensaios: métodos de avaliação de produto para unhas

Testes inovadores personalizados devem ser desenvolvidos para imitar o uso e as aplicações desses produtos, uma vez que as metodologias ASTM ou ISO são difíceis de serem aplicadas devido às limitações na preparação das amostras e nos métodos de ensaio. Para tanto, a Stable Micro Systems desenvolveu uma série de testes para atender essas necessidades, quantificando as propriedades texturais ou físicas de esmaltes e adesivos de unhas. Estes empregam os Analisadores de Textura e podem ser personalizados para cobrir produtos para unhas em qualquer fase do processo de produção com o intuito de avaliar os parâmetros necessários para atingir um produto final perfeito.

Analisador de TexturaA Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes Analisadores de Textura projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Analisador de Textura TA.HD Plus (o primeiro equipamento da esquerda para a direita, com duas colunas na imagem logo acima), o qual é recomendado para forças de até 750kg.

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os Analisadores de Textura da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

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