O Uso dos Analisadores de Textura na Indústria de Cuidados com as Unhas (parte 2)

Analisador de Textura

O esmalte para unhas tem sido desenvolvido para apresentar um tempo de secagem cada vez mais rápido, com alegações de marca afirmando “secar em 60 segundos” ou simplesmente produto de “secagem rápida”. No entanto, se sujar com os borrões de esmalte ainda é uma queixa comum dos consumidores. Há também dificuldades em acelerar o tempo de secagem de esmaltes mais naturais contendo menos solventes voláteis. Para tanto, novas formulações devem ser testadas de forma consistente pelos fabricantes.

Analisador de Textura

Figura 1: Dispositivo Nail Polish Adhesion

O Nail Polish Adhesion Rig (Community Registered Design – Figura 1) é um dispositivo desenvolvido pela Stable Micro Systems para fornecer a solução para estes rigorosos requisitos de avaliação. Durante o teste do tempo de secagem, o esmalte é mensurado por meio de um canal de 20 cm de comprimento, o qual é preenchido com o produto até uma profundidade específica. Em seguida, o material excedente é nivelado com a ajuda de uma barra de vidro. A partir deste ponto, um temporizador inicia a sequência de testes controlada pelo Software Exponent (fornecido ao efetuar a aquisição do Analisador de Textura).

Este canal está assentado sobre o topo do Nail Polish Adhesion Rig, o qual possui 10 retentores ou, em outras palavras, 10 posições de teste que estão disponíveis simplesmente ao deslizar a plataforma. O dispositivo utiliza um probe esférico metálico com um pino de 1 polegada para os testes, o qual pode ser girado para permitir um local de teste limpo sem substituir o probe ou sem a necessidade de limpar e secar o probe entre os ensaios. Os ensaios em cada posicionamento realizam um teste de adesividade, onde o braço do Analisador de Textura TA.XT Plus mantém uma força específica durante 5 segundos para permitir a formação de uma adesão entre as diferentes superfícies.

O braço do Analisador de Textura retira o probe rapidamente do contato com o esmalte, onde a força para fazê-lo é então mensurada. O canal é movido para o próximo posicionamento de teste onde o ensaio é repetido. Um conjunto de dez testes é realizado desta forma com atrasos de tempo pré-estabelecidos entre os ensaios (Figura 2a). Os testes são realizados durante todo o período de secagem do esmalte.

Analisador de Textura

Figura 2a: Dez ensaios de colagem de uma amostra de esmalte mudando de líquido para sólido à medida em que cura durante um período de 40 minutos.

Muitas mensurações podem ser feitas a partir do gráfico de força-tempo (Figura 2b):

1) A força máxima necessária para retirar o probe da amostra é uma medida da força da adesão ou da aderência/viscosidade da amostra. O esmalte no início tem uma força adesiva muito baixa. À medida que o tempo passa, a aderência aumenta até atingir o seu pico para, em seguida, desaparecer. Após a obtenção do maior ciclo de força de aderência, o esmalte é normalmente “seco ao toque”.

2) A maciez é definida como o tempo que a sonda leva para afundar na superfície do esmalte antes que a força atinja 5 gramas. A maciez diminui com o tempo de secagem até atingir um platô na altura em que o esmalte é seco.

Analisador de Textura

Figura 2b: Seção ampliada de um ciclo de aderência explicando alguns parâmetros de interesse.

3) Adesividade é o período de tempo durante o qual o probe (neste caso específico, a esfera metálica) permanece aderido ao esmalte. Se o esmalte e o probe perdem imediatamente o contato após o braço do Analisador de Textura elevar o probe, o esmalte não é viscoso. Uma amostra viscosa registrará uma força no probe por um tempo mais prolongado.

A série de ensaios de adesão é automatizada por uma sequência única de testes executada a partir do Software Exponent. As análises do conjunto Analisador de Textura e dispositivo levam em consideração parâmetros como pausa entre os testes, número de repetições, forças aplicadas e tempo de retenção ajustados pelo usuário, se assim for necessário. Além disso, uma macro de análise está disponível para mensurar as propriedades acima em todas as repetições ao pressionar um botão.

A Figura 3 mostra gráficos destas propriedades para duas amostras. A amostra de gel roxo é mais desejável do que o esmalte rosa em cada caso, uma vez que seca mais rapidamente e com menos força de aderência. Também é inicialmente mais duro e assim será menos propenso a dano inicial do filme quando uma camada de esmalte permanece sob a superfície seca.

Analisador de Textura

Figura 3: Comparação de maciez, aderência e rigidez de duas amostras de esmalte.

A Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes Analisadores de Textura projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Analisador de Textura TA.HD Plus (o primeiro equipamento da esquerda para a direita, com duas colunas na imagem logo acima), o qual é recomendado para forças de até 750kg.

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os Analisadores de Textura da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s