O Papel dos Texturômetros na Análise Física de Cosméticos

Uma cliente caminha em uma drogaria à procura de um novo creme para as mãos. Nesse ambiente, ela não tem muito o quê fazer a não ser procurar pelo produto com base na embalagem e no preço. Então, acaba escolhendo um produto da mesma marca de um creme que ela usa em seu rosto.

Ela retira o produto da embalagem, aperta o tubo e sua palma se enche com um creme fino e aquoso que parece não fazer nada para remover a secura de suas mãos. A cliente se decepciona com a aparência e a consistência do produto e coloca-o de volta na prateleira. Eis aqui uma das razões das empresas necessitarem de análises físicas em seus produtos antes que eles sejam lançados no mercado.

Figura 1

A análise física, muitas vezes emparelhada com testes químicos, é a mensuração de qualquer propriedade física que poderia ser importante para um produto cosmético. Pode ser utilizada em ingredientes crus, para testar novas formulações possíveis de um produto consagrado, para avaliar a textura de produtos novos antes do lançamento ou mesmo avaliar o controle de qualidade de um produto que já está no mercado.

Uma área interessante sobre este tema é o teste de eficácia, que informa ao fabricante como um produto está de acordo com suas reivindicações. Os clientes são cautelosos com os fabricantes que usam slogans para convencê-los a comprar o seu produto. Um condicionador que afirma que “o cabelo fica três vezes mais maleável depois do primeiro uso” não venderá muito bem se os clientes começarem a usá-lo e não perceberem a diferença em seus cabelos.

Com a Internet conectando tudo muito facilmente a qualquer hora e em qualquer lugar, as más notícias tendem a chegar muito mais rápido do que as boas em milhares de sites de comércio eletrônico e de análises de cosméticos. Pela própria natureza da psiquê humana, produtos com falsas alegações de marca ou reclamações em geral são escancarados de forma viral na Internet. E o estrago poderia ter sido evitado se os fabricantes fizessem um teste simples em amostras de cabelo tratados com os seus condicionadores, por exemplo, tendo encontrado os problemas antes que os produtos fossem lançados no mercado.

Figura 2

A Stable Micro System possui as respostas para uma infinidade de problemas de análises físicas e se esforça para resolver novas dores de cabeça que você ainda nem sabe que terá. A utilização de um texturômetro elimina as incertezas próprias dos testes humanos. É claro que os testes sensoriais são inestimáveis, mas somente quando seus dados podem ser correlacionados com medidas físicas quantitativas. O texturômetro proverá informações repetidas sobre seu produto, sendo crucial que esses dados estejam disponíveis para o controle de qualidade e para o desenvolvimento de novos produtos.

Os fabricantes de produtos para cabelos possuem à sua disposição testes de eficácia comprovada como o Hair Combing Rig (figura 1) e o Three Point Bend Rig. Estes dispositivos em conjunto com o Texturômetro TA.XT Plus permitem que os testes sejam realizados em amostras de cabelos reais, os quais podem sido manipulados de inúmeras formas (cremes, corantes capilares, escovação vigorosa, etc.) para observar os efeitos reais de atrito, rigidez ou dureza.

Fabricantes de produtos para cuidados com a pele podem descobrir que um teste de compressão simples pode ser inestimável para evitar que esponjas sejam muito duras para a limpeza suave da pele. Podem descobrir que o dispositivo Spreadability Rig (figura 2) é muito útil para avaliar a consistência de um creme, resolvendo o problema descrito no início desta postagem. E podem ainda realizar estudos em amostras de pele artificial sobre o dispositivo Horizontal Friction Rig, efetuando uma análise completa da ação do creme quando esfregado entre um par de mãos.

Há uma infinidade de soluções disponíveis para cada setor da indústria de cosméticos e de cuidados pessoais que a Stable Micro System disponibiliza para o seu negócio. E a Extralab Brasil é o representante autorizado em território nacional que te ajudará na escolha do remédio mais adequado para a dor de cabeça que a sua empresa está enfrentando. Consulte um dos nossos engenheiros através do telefone 11 4016 1565.

Texturômetro TA.XT Plus é parte de uma família de instrumentos científicos da Stable Micro Systems. Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os texturômetros da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s