Texturômetro no Estudo de Produtos de Surimi (parte 2)

Dureza – Mensuração por meio de testes de corte / cisalhamento

Os processos de preparação do surimi podem prejudicar a imitação da textura de frutos do mar, afetando tanto as decisões quanto as repetições de compra. Durante o desenvolvimento de novos produtos, os fabricantes devem considerar o efeito desses processos sobre a estrutura do surimi, principalmente no que diz respeito à dureza das amostras.

Em particular, o calor aplicado durante o processamento do surimi pode alterar substancialmente a estrutura e aumentar a dureza do produto, produzindo quase que um picadinho de peixe com uma consistência de couro.

Figura 1: Lâmina plana ligada ao Texturômetro TA.XT Plus para a realização de testes de corte (foto meramente ilustrativa).

Um teste de resistência ao corte pode ser usado para avaliar se um produto é muito resistente. Utilizando uma lâmina de faca (Figura 1), este teste simula a ação de corte com uma faca ou mordida inicial, quando o surimi é colocado entre os dentes incisivos. As curvas produzidas a partir deste teste mostram (como por exemplo na Figura 2), que as amostras da marca B têm uma resistência de corte mais elevada do que as da marca A.

Figura 2: Curvas típicas obtidas a partir do corte de duas marcas de surimi, utilizando uma lâmina de faca.

Quando a força é aplicada, a marca B também rompe a uma distância maior (distância antes de ocorrer a falha). Em termos de consumo, isso significa que a amostra A é mais desejável para produtos macios como o caranguejo, enquanto que B seria mais adequado para produtos de textura mais firme, como camarões.

As vantagens de um conjunto de lâminas múltiplas, tal como disponível no dispositivo Kramer Shear Cell (em destaque na Figura 3), são que a área e a massa da amostra são grandes, tornando reduzida a influência das irregularidades locais. Além disso, também é possível detectar a anisotropia do produto, característica que consiste em certas propriedades físicas conforme as diferentes direções cristalográficas, propagação da luz, crescimento dos cristais, etc.

Figura 3: dispositivo Kramer Shear Cell ligada ao texturômetro TA.XT Plus para a realização de múltiplos testes de corte (foto meramente ilustrativa).

Este método tem um “efeito de média” e é particularmente útil como um método de ensaio onde a amostra pode ser particularmente heterogênea e, portanto, difícil de obter resultados repetidos a partir de um único teste de penetração (contato pequeno).

Assista o vídeo abaixo para ter acesso a um resumo dos tipos de possibilidades de teste que estão disponíveis para a mensuração da textura de carnes e de produtos de peixe para garantir qualidade consistente e a satisfação do consumidor:

A Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes Texturômetros projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Texturômetro TA.HD Plus, o qual é recomendado para forças de até 750kg (conheça mais a nossa linha de equipamentos em nosso website).

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os Texturômetros da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s