Novo Método para Medir a Resistência à Fluidez do Pó Utilizando o seu Analisador de Textura

A Stable Micro Systems acaba de lançar o Unconfined Yield Stress Rig (em destaque logo abaixo), um dispositivo para a mensurar a resistência à fluidez de produtos em pó.

Nas indústrias que manipulam pó regularmente, é muito importante entender como um material granulado ou em pó responde à pressão. O peso do pó em um recipiente exerce pressão sobre as partículas na parte inferior do armazenamento. Se o pó tiver um bom comportamento de fluxo, ele não se consolidará e fluirá para fora do silo ou tremonha sem aderir às superfícies. E isso é muito desejável. Quanto maior for o tempo de armazenamento, mais provável será a formação de um bolo em sua tremonha, dificultando a fluidez e exigindo uma posterior remoção.

Uma boa medida da fluidez do pó é a força necessária para fazer ele fluir. Isso pode ser calculado usando a mensuração da Resistência à Fluidez do Pó.

A resistência à fluidez do pó é uma técnica simples que pode ser utilizada para analisar o comportamento do fluxo de vários tipos de pós e a mudança nesse comportamento com diferentes tensões e tempos de consolidação. A mensuração é feita preenchendo um tudo de com um peso escolhido da amostra de pó e um pistão de compressão conectado à célula de carga dentro do braço do Analisador de Textura. Em seguida, o Analisador de Textura aplica uma força de consolidação escolhida por um tempo especificado. Após a consolidação, o tubo é deslizado para cima acima do probe e mantido nesta posição através de um disco de suporte, antes do probe retornar para comprimir a coluna de pó que ficou solta, apenas consolidada, fazendo com que o material flua.

As fórmulas são incorporadas no software Exponent, as quais são capazes de coletar os parâmetros necessários e calcular a Resistência à Fluidez do Pó. A Resistência à Fluidez do Pó tem pouco significado como uma medida em si, pois depende do estresse de consolidação (um pó mais fortemente comprimido é suscetível de fluir menos livremente e ter uma maior resistência). O “fator de fluxo” é, portanto, plotado e utilizado para comparar amostras. Quanto maior for o fator de fluxo, mais facilmente o pó fluirá após qualquer pressão de consolidação dada.

Esta avaliação das características do pó é mais uma mensuração que os Analisadores de Textura da Stable Micro Systems podem realizar com produtos dessa natureza, juntamente com o Analisador de Fluxo de Pó.

A Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes Analisadores de Textura projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Analisador de Textura TA.HD Plus (o primeiro equipamento da esquerda para a direita, com duas colunas na imagem logo acima), o qual é recomendado para forças de até 750kg.

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os Analisadores de Textura da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s