A Presença do Texturômetro no Seu Café da Manhã

Um café da manhã satisfatório deve nos preparar adequadamente para o restante do dia. Muitas vezes, trata-se de uma refeição composta por vários componentes, cada um com uma textura diferente e com muitas variações de estilo ao redor do mundo.

Um exemplo de um café da manhã amplamente consumido é o “café da manhã continental”. Embora versões em outros locais tenham simplificado os componentes dessa refeição, ela possui raízes na região mediterrânea, sendo originalmente composto por pão, frios, queijo, iogurte, frutas e cereais. Em relação à textura, o pão deve ser resiliente (a fragilidade no pão sugere envelhecimento), ao passo que o presunto e o salame devem ser macios e o queijo pode ser suave.

A resiliência do pão pode ser mensurada com o Texturômetro TA.XT Plus, utilizando um teste de compressão com um probe cilíndrico por 30 segundos sobre uma fatia: quanto menos a força cai no decorrer deste período, mais resiliente é o pão. O presunto e o salame podem ser avaliados medindo sua resistência à punção em uma plataforma de suporte de filme (Film Support Rig): as forças altas sugerem uma amostra resistente e a dureza e a fragilidade do queijo podem ser mensuradas em um teste de fratura.

O iogurte é bem adaptado ao teste de extrusão traseira. Quanto maior o valor da penetração inicial, mais firme é a amostra e uma grande área se correlaciona com uma consistência mais espessa. Há uma série de valores desejáveis ​​de consistência – valor muito baixo torna o iogurte ralo e aguado; valor muito alto resulta em sensação desagradável na boca, o que é frequentemente o caso em iogurtes com baixo teor de gordura.

O cereal matinal é delicioso ao ser servido com leite, mas pode ficar encharcado se deixado na tigela por muito tempo. A “vida útil” dos cereais pode ser avaliada através da mensuração da dureza e da crocância em uma célula Ottawa, após a imersão no leite.

A Stable Micro Systems oferece centenas de soluções de testes em alimentos para ajudá-lo a produzir um café da manhã inesquecível.

A Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes Texturômetros projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Texturômetro TA.HD Plus, o qual é recomendado para forças de até 750kg (conheça mais a nossa linha de equipamentos em nosso website).

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os Texturômetros da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s