O Papel do Texturômetro no Seu Chá da Tarde

Os nossos texturômetros são fabricados no sul da Inglaterra, onde o tradicional chá da tarde acompanhado por um suporte triplo com guloseimas como as da foto acima, constitui um elemento para qualquer grande festa.

Nossos clientes em todo o mundo podem se surpreender ao encontrar alguns itens na terra dos texturômetros que não são tão diferentes dos seus próprios alimentos nacionais. No Brasil, por exemplo, o café da tarde de nossa cozinha mineira não está assim tão longe do típico chá das cinco da cultura britânica.

O primeiro componente do chá da tarde é um grande e fofo scone, cortado pela metade e preenchido com uma generosa camada de geleia e de clotted cream. O scone é uma espécie de pão rápido de origem escocesa, o qual é apelidado dessa forma (quick bread) por não utilizar fermento biológico. Ele é muito popular nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. O clotted cream, por sua vez, trata-se de um creme feito à base da nata do leite, o qual recebe calor indireto por vapor ou banho-maria e depois é lentamente resfriado, gerando coalhos.

Existem argumentos regionais para saber se é necessário aplicar gel ou gelatina em primeiro lugar, mas, em ambos os casos, o creme e geleia são difíceis de espalhar porque o scone se despedaça sob a faca, evento que é muito indesejável. A suavidade do interior de um scone pode ser avaliada pela preparação de uma amostra cúbica, cortando as cascas e realizando um teste de compressão com um grande probe cilíndrico. Uma amostra macia produzirá uma força baixa e um texturômetro.

As propriedades da geleia e do clotted cream são dependentes da temperatura. Por isso, é particularmente importante considerar a temperatura ao testar tais tipos de produtos: o consumidor provavelmente irá usá-los diretamente depois de removê-los da geladeira.

O gabinete Peltier da Stable Micro Systems permite testes controlados, imitando a gama de temperaturas que podem ser encontradas nos refrigeradores e assim permitindo que as propriedades dependentes da temperatura sejam investigadas. O Spreadability Rig pode ser usado dentro do gabinete.

Em segundo lugar, elegantes finger sandwiches com suas cascas cortadas são um componente vital do chá da tarde. Os finger sandwiches, sanduíches de dedo ou simplesmente mini sanduíches são aqueles feitos com pão de forma sem a casca e cortados em tamanhos pequenos, sendo normalmente preenchidos com salmão defumado, pepino, ovo ou agrião. Como o chá da tarde se trata de uma refeição leve, o pão que se sente pesado na mão e denso na boca não é algo desejável. O VolScan Profiler da Stable Micro Systems é muito útil aqui, fornecendo mensurações precisas de volume e densidade.

O salmão defumado, por sua vez, deve ser macio quando mordido, de modo que seja fácil dar uma mordida no sanduíche sem que o resto do recheio seja puxando para fora. A força máxima mensurada a partir de um teste na célula de cisalhamento Kramer de 5 pás é uma maneira útil de medir este produto não homogêneo a granel.

As fatias de pepino devem ser crocantes, textura que sugere frescor. O Sistema de Detecção de Som é ideal para isso, fornecendo uma mensuração de áudio da fratura que ocorre quando um pepino passa por um teste de quebra com o dispositivo Three-Point Bend. E, em seguida, há ovos sendo usados ​​nesses sanduíches, os quais podem ser testados de catorze maneiras diferentes usando o Egg Testing System com software especializado, mensurando desde a resistência à ruptura até a altura da gema.

Finalmente, o chá da tarde se perderia sem um delicioso pedaço de bolo. As guloseimas francesas são uma escolha típica – um bolo esponja macio, coberto com manteiga e revestido em uma fina camada de gelo. Essas três camadas fornecem uma combinação interessante de texturas quando o bolo é mordido. Um teste lento de penetração com um probe cilíndrico de 5mm consegue distinguir as diferentes camadas. A camada exterior é nítida, o creme de manteiga é macio e plástico, e o interior do bolo é macio e elástico. Essas características seriam distinguidas como diferentes formatos de uma curva em um gráfico de força-deslocamento.

Entre em contato com Stable Micro Systems hoje para descobrir métodos de teste inovadores para as suas necessidades de textura.

Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes texturômetros projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Texturômetro TA.HD Plus, o qual é recomendado para forças de até 750kg (conheça mais a nossa linha de equipamentos em nosso website).

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os texturômetros da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s