Analisador de Textura no Estudo do Frango Assado

Aquele típico frango assado do almoço de domingo possui diferentes versões e é consumido em diversas ocasiões em todo o mundo: uma união bem sucedida entre frango, batatas, vegetais e molho, muitas vezes seguido por um pudim ou uma torta de maçã.

Esta é uma refeição pela qual muita gente aguarda com ansiedade, sendo importante, portanto, que a textura de cada componente seja nada menos do que perfeita. Esta análise seria realizada com o objetivo de calcular o tempo ideal de cozimento, no caso de um fornecedor de frangos, de um supermercado ou de uma rede de restaurantes. Ou então, para testar a qualidade dos ingredientes fornecidos por produtores e fabricantes.

A peça central aqui é o frango assado. As características desejáveis ​​são a pele frágil e quebradiça e a carne macia e suculenta, saindo com facilidade do contato com os ossos. Se destacável, a pele pode ser testada por punção na plataforma do Film Support Rig. Uma amostra da carne é bem adaptada para a avaliação com uma lâmina Warner-Bratzler, a qual deve mostrar forças baixas e uniformes ao cisalhar a amostra.

Da esquerda para direita: Lâmina Warner-Bratzler, Craft Knife, Multiple Pea Test e probe cilíndrico de compressão.

Em seguida, estão as batatas assadas, as quais devem apresentar uma textura externa dura e crocante com múltiplos eventos de fratura quando mordidos e um centro fofo e macio. Este tipo de alimento é adequado para um teste utilizando o dispositivo Craft Knife, onde a coleta de dados de áudio é inestimável. Os vegetais são um acompanhamento essencial. As ervilhas cozidas, por exemplo, devem ter a dureza ideal: se muito duras, provam-se cruas e malcozidas; se muito moles, parecem velhas ou cozidas em demasia.

A Stable Micro Systems ​​desenvolveu uma plataforma especifica com o objetivo de testar itens pequenos como as ervilhas: o dispositivo Multiple Pea Test. Esta é uma maneira de testar 18 amostras simultaneamente, dando um valor de força médio. Isso economiza o tempo que levaria para alinhar e testar cada amostra individualmente, aumenta a força mensurada (fator que seria muito baixo para uma única ervilha) e aumenta a repetibilidade ao testar muitas amostras ao longo de um ensaio.

Um cubo de caldo de carne é geralmente utilizado para fazer o molho. Ele é dissolvido pelo chef, uma ação que pode ser imitada pela compressão sob uma sonda cilíndrica plana. Neste tipo de avaliação, forças muito altas significariam que o chef teria dificuldades para dissolver o cubo. Se o cubo fosse desagregado sob forças baixas, o produto não sobreviveria ao transporte da produção em uma fábrica até chegar à despensa do consumidor.

Quanto à torta de maçã, esta deve ter um exterior quebradiço com maçãs macias por dentro. Um teste de penetração usando um pequeno probe cilíndrica proporcionaria os detalhes da força necessária para penetrar a crosta crocante seguida pela firmeza do interior da torta.

Se a sobremesa do seu frango assado contar com um pudim, este pode ser feito de leite em pó ou com pó para pudim. Os produtos em pó devem ter poucas tendências de coagulação ou o recipiente apresentará muitos caroços e não parecerá nada atraente. Um teste de aglomeração utilizando um Analisador de Fluxo de Pó é muito útil para monitorar esse tipo de comportamento.

Analisador de Textura

Stable Micro Systems oferece uma família de diferentes Analisadores de Textura projetada para as necessidades específicas de setores, indústrias e instituições mais exigentes do mundo. Dependendo do tipo de força requerida ao testar materiais com espessura e tratamento variados, pode ser necessário utilizar diferentes tipos de equipamentos. Para materiais que excedem os 50kg de força, recomenda-se o uso do Analisador de Textura TA.HD Plus (o primeiro equipamento da esquerda para a direita, com duas colunas na imagem logo acima), o qual é recomendado para forças de até 750kg.

Um extenso portfólio de acessórios especializados está disponível para medir e analisar as propriedades texturais de uma enorme variedade de produtos e materiais. Ainda assim, se a sua necessidade for muito específica ao ponto de não encontrar qualquer dispositivo capaz de atendê-la (verifique as soluções disponíveis no menu APLICAÇÕES de nosso site), nossos engenheiros podem projetar probes ou acessórios personalizados com as suas especificações. Não só podemos desenvolver o método mais adequado e preciso para a sua amostra, mas também podemos preparar os procedimentos de análise que obtêm os parâmetros desejados de sua curva e disponibilizá-los em uma planilha ou relatório concebidos em torno de suas necessidades.

Uma vez que sua mensuração é realizada, a nossa experiência em sua interpretação gráfica é incomparável.

Ninguém entende sobre análise de textura como nós!

Para maiores informações sobre como os Analisadores de Textura da Stable Micro Systems podem fazer toda a diferença na sua empresa ou instituição, entre em contato com os engenheiros da Extralab Brasil por e-mail:contato@extralab.com.br ou telefone: 11 4524 2414.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s